No último dia 9 de fevereiro foi publicado o resultado final da seleção das 10 empresas que participarão do Programa Soft Landing USA, parte do Programa Brasil it+, da SOFTEX.
E a BRISA é uma destas empresas escolhidas para participar do programa.
O objetivo do Soft Landing USA é a validação das estratégias das empresas selecionadas, para o mercado norte-americano.
Serão mais de 60 horas entre workshops, mentorias (entre 26/02 e 15/03), seguido de uma imersão presencial, última etapa do Programa, que ocorrerá de 17 a 22/03, na cidade de Miami, FL.
O Soft Landing USA busca oferecer uma visão abrangente do ecossistema de Miami como porta de entrada de empresas brasileiras nos Estados Unidos.
A BRISA estabeleceu, desde 2016, uma filial nos Estados Unidos da America, com sua sede hoje localizada na cidade de Celebration, na Florida Central.
“Esta tem sido uma caminhada de importantes aprendizagens, alguns tropeços e muitas vitórias e alegrias”, diz Paulo Toledo, CEO da BRISA.
“Inclusive, muito do que temos aprendido na construção da BRISA America nos inspirara a aplicar também em nossas operações no Brasil, tanto inovações tecnológicas quanto novos modelos de negócios. Isto tem acelerado o processo de aprendizagem da BRISA, como um todo, antecipando evoluções que levariam muito mais tempo para serem absorvidas e adotadas, não fosse a experiência adquirida numa economia mais dinâmica e competitiva, como a norte-americana”, complementa o CEO.
Em sua jornada nos EUA, a BRISA estabeleceu, pouco após inaugurar sua filial no país, um acordo com a maior Universidade local, a UCF – University of Central Florida (que em 2021 contava com mais de 70 mil alunos, entre graduação e pós-graduação).
A UCF também possui um programa de Soft Landing, do qual a BRISA faz parte até a presente data, para apoiar empresas norte-americanas e estrangeiras a se estabelecerem na Florida.
“A consultoria, a mentoria, e o apoio direto obtidos através da participação neste programa da UCF foram fundamentais para corrigirmos os rumos iniciais da nossa operação nos EUA, que imaginados inicialmente a partir de experiências de sucesso de décadas de atuação no Brasil, acabaram por se mostrar de baixa aderência à realidade do mercado local dos EUA”, relata Paulo Toledo.
“É por esta razão que, com entusiasmo, aderimos a este Programa do Brasil it+: quanto mais compreendermos o mercado local e suas especificidades, suas cadeias de distribuição, e melhores formas de abordagem aos potenciais clientes, temos certeza, alcançaremos mais sucesso e mais rapidamente”.
O objetivo da BRISA com esta participação é o de aprofundar conhecimentos sobre a estrutura de mercado e distribuição de produtos e serviços nos Estados Unidos, nas áreas de software em que atua.
Também é objetivo treinar os colaboradores da equipe local da empresa, de forma a aumentar a eficiência de vendas da companhia.
São ainda objetivos subjacentes à esta participação o incremento de networking no mercado norte-americano, aumento da visibilidade da BRISA neste mercado, acesso a conhecimentos e consequente expansão dos negócios.
O programa Soft Landing USA é uma promoção do Brasil it+, da SOFTEX, da Apex Brasil e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.